16 de junho

21/10/20 às 11h15 - Atualizado em 21/10/20 às 18h17

Vem aí o Drive Thru da Coleta Seletiva

Cooperativas vão receber recicláveis em diversos pontos do DF como parte da programação da Semana Lixo Zero

Começa na próxima sexta-feira (23) a Semana Lixo Zero, um evento nacional mobilizado pelo Instituto Lixo Zero com a parceria de ONGs, instituições públicas e privadas para conscientizar a população sobre a questão dos resíduos sólidos. No Distrito Federal, as cooperativas de materiais recicláveis, com apoio do GDF e empresas voluntárias, vão realizar um Drive Thru da Coleta Seletiva em diversas regiões administrativas. A ideia é divulgar o trabalho e sensibilizar as pessoas para a importância da separação e destinação correta dos resíduos.

Serão nove pontos de coleta, conforme a área de atuação de cada cooperativa: Brazlândia, Cruzeiro, Lago Sul, Lago Norte, Jardim Botânico, Paranoá, Riacho Fundo I, Riacho Fundo II e São Sebastião. A ação conta com o apoio das Administrações Regionais e também do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e Secretaria de Meio Ambiente (Sema).

Além dos materiais já comercializados pelas cooperativas, como plástico, papel, papelão, garrafas pet e embalagens longa vida, alguns pontos também terão disponíveis coletores da empresa Green Ambiental, para recebimento de vidros, e coletores do programa Reciclotech, empresa Zero Impacto ou da Cooperativa CRV para o recebimento de eletroeletrônicos.

Para a assessora do SLU, Andrea Portugal, o principal objetivo da ação é contribuir para a divulgação do trabalho das cooperativas. “A Semana Lixo Zero é uma oportunidade de as cooperativas estarem mais próximas da população. Com o impedimento do trabalho porta a porta durante a pandemia, os mobilizadores da coleta seletiva vão dispor de um a três dias em locais de fácil acesso para tirar dúvidas e receber os recicláveis secos com os devidos cuidados de distanciamento social”, explicou.

Neste ano, o tema da Semana é “Lixo Zero Inspira Minha Cidade”, com foco na conscientização de que todo indivíduo é responsável pela solução dos problemas causados pelo lixo.

O Drive-Thru dos recicláveis no Cruzeiro será realizado no próximo sábado (24), das 10h às 16h, no estacionamento da Feira Permanente do Cruzeiro. Poderão ser descartados os seguintes resíduos: Plástico – Papel – Papelão – Embalagens Longa Vida Garrafas PET – Metal – Eletroeletrônicos. Participe e descarte o lixo corretamente.