11 de maio

22/05/17 às 11h18 - Atualizado em 13/11/18 às 8h50

Aniversário de 50 anos do Cruzeiro Novo

O Cruzeiro Novo vai comemorar pela primeira vez o seu aniversário, quando o bairro completa 50 anos. Será no dia 25 de maio de 2017, às 20 horas, com a realização do Sarau Cruzeiro em Letras, promovido pela Academia Cruzeirense de Letras no Coreto das Três Quadras (SHCES Q.1205/1303) com apoio da Administração Regional do Cruzeiro. Na ocasião haverá, também, o lançamento da Exposição “Cruzeiro Ontem e Hoje”.

A data é proposta pelo professor Rafael Fernandes de Souza, da Casa da Memória do Cruzeiro, projeto que está catalogando um vasto acervo fotográfico sobre a história da Região Administrativa com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC).

Embora o aniversário do Cruzeiro seja comemorado em novembro, quando a cidade completará 58 anos, a ideia de comemorar o aniversário específico do bairro surgiu para lembrar que o Cruzeiro foi crescendo por meio de diferentes setores.

Foi em 1967, com o registro da primeira planta urbana, que começaram a ser construídos os blocos residenciais de quatro andares ao lado do Cruzeiro original. Com o nome oficial de Setor de Habitações Coletivas Econômicas Sul, o bairro logo seria apelidado de Cruzeiro Novo, pois no mesmo ano o Brasil adotava um novo padrão monetário, e as cédulas do então Cruzeiro receberam o carimbo que dizia que cada 1000 cruzeiros valeriam 1 cruzeiro novo.

De todas as cidades no Distrito Federal que foram duplicadas, apenas o Cruzeiro adotou as denominações de Novo e Velho, como passou a ser conhecido o Cruzeiro original. As demais adotaram a numeração I e II (Guará, Sobradinho, Riacho Fundo).

Com isso, o Sarau Cruzeiro em Letras, que ocorre mensalmente na cidade, sempre na última quinta-feira de cada mês, vai ter como tema os 50 anos do bairro, com apresentação de poetas, músicos e autores cruzeirenses e convidados, assim como o lançamento da exposição fotográfica “Cruzeiro Ontem e Hoje”. Depois do sarau, a exposição vai circular pelas escolas do Cruzeiro até novembro quando ficará na Biblioteca Pública da cidade.

Importante salientar que a proposta é comemorar neste ano por se tratar dos 50 anos do bairro, uma efeméride, mas que o aniversário oficial do Cruzeiro continua sendo em novembro e que os dois bairros são irmãos que jamais irão se separar. O Cruzeiro é um só, como o coração que tem seus dois lados.