20 de outubro

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
29/09/21 às 18h14 - Atualizado em 29/09/21 às 18h16

Cruzeiro vai sediar Acessa Brasil, evento que debaterá acessibilidade

COMPARTILHAR

Palestras e exposições vão apresentar soluções de acessibilidade com a implantação de elevadores em condomínios

Projeto Acessa Brasil chega ao Cruzeiro com dois dias de evento que vão trazer uma visão inovadora sobre as tecnologias de transporte e mobilidade. O objetivo dos encontros é apresentar e debater soluções de acessibilidade para pessoas com limitações de mobilidade em condomínios residenciais e comerciais.

O evento acontece nos dias 29 e 30 de outubro, das 9h às 18h40, na Quadra Coberta do Complexo Esportivo do Cruzeiro, com palestras e exposições que abordarão soluções para implantação de elevadores que possam permitir o direito de ir e vir dos cidadãos.

Pensando no debate necessário do tema, o Acessa Brasil se propôs a reunir, em um único local, empresas fabricantes de equipamentos de transporte vertical de forma inclusiva, empresas de serviços periódicos ou esporádicos, autarquias estatais e para-estatais, empresas de economia mista, agentes financeiros e autoridades, bem como gestores de instalações e síndicos da região, que terão oportunidade de conhecer o projeto e apresentar aos condôminos.

O evento contará com palestras de técnicos e dominantes do tema, como Jary Castro, Marcelo Braga e Alexandre Borges, e os expositores ThyssenKrupp e ATi Elevadores, que já estão confirmados. A entrada é gratuita, mas limitada ao número de vagas. As inscrições devem ser feitas no link: https://www.sympla.com.br/acessa-br-seminario-de-acessibilidade-e-transporte-vertical__1318782.

“Inovar é Só o Começo”

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualmente, no Brasil, 45,6 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência (visual, motora, auditiva, mental, intelectual ou múltipla). Esse número equivale a 23,91% da população brasileira. A maioria vive em áreas urbanas, o que corresponde a 38,5 milhões de habitantes.

Para facilitar o dia a dia destas pessoas e com foco em amparar o direito de todos de ir e vir, as edificações precisam se adequar à norma de acessibilidade NBR9050:2015 da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. Com relação ao meio de transporte (vertical ou horizontal), há regras específicas a serem atendidas e que inserem uma série de itens para a acessibilidade em transportes verticais em um compêndio da ABNT.

Além desses normativos, também há de se observar o disposto na LEI Nº 10.098, de 19 de dezembro DE 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.

Em setembro de 2015, representantes dos 193 Estados-membros da ONU, incluindo o Brasil, se reuniram em Nova York e adotaram o documento “Transformando o Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável” (A/70/L.1). Na ocasião, os países comprometeram-se a tomar medidas ousadas e transformadoras para promover o desenvolvimento sustentável nos próximos 15 anos sem deixar ninguém para trás.

Com o intuito de colocar em prática esse desenvolvimento, além de incentivar as atividades de serviços e produção fabril nacionais, bem como transferências de novas tecnologias, o Acessa Brasil se compromete a apresentar para a população soluções de melhorias no quesito acessibilidade, ação que promove cidadania e qualidade de vida.

O evento é de organização da ABEMEC-DF, Engenharia & Prosa e iATOS, patrocinado pela GHS Brasil, Eletrofrigor, StarCenter, Recigases, Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA) e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Distrito Federal (CREA), e conta com a participação do CREA-DF e da Administração Regional do Cruzeiro.

 

Serviço

Quando: 29 e 30 de outubro

Horário: 9h às 18h40

Onde: Quadra Poliesportiva – Complexo Esportivo do Cruzeiro

Inscrições: https://www.sympla.com.br/acessa-br-seminario-de-acessibilidade-e-transporte-vertical__1318782

Mais informações: http://www.acessa.engeprosa.com

Link do Canal no YouTube: http://www.youtube.com/c/EngenhariaeProsa

 

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros