20 de outubro

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29/01/21 às 16h30 - Atualizado em 27/02/21 às 15h19

Calçadas e rampas de acessibilidade passam por revitalização

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Administração do Cruzeiro atende demandas da comunidade que visa trazer melhorias na acessibilidade dos espaços públicos

Calçadas são estruturas públicas com a finalidade de possibilitar que os cidadãos transitem pelas cidades com segurança. A acessibilidade é uma das prioridades da gestão atual da Administração Regional do Cruzeiro, conduzida pelo administrador, Luiz Eduardo Pessoa.

Conforme a última pesquisa realizada pela Codeplan em 2018, a população do Cruzeiro é formada por grande número de idosos, o que significa que a acessibilidade e mobilidade na região administrativa merece uma atenção ainda maior. Sendo assim, no cronograma de trabalhos executados pela equipe de obras, a recuperação de passeios públicos é um serviço que recebe prioridade. 

A Administração está sempre empenhada em solucionar com eficiência as demandas que a região necessita. Os trabalhos de recuperação de passeios públicos foram realizados nas quadras 1113 e 1311 do Cruzeiro Novo, e na quadra 4 do Cruzeiro Velho. Segundo a moradora do bairro desde 1962, Iracema Santos, “As calçadas reformadas são muito importantes para minha locomoção que uso bengala como auxílio e qualquer buraco pode resultar em um acidente sério para a minha condição de saúde. Fico agradecida com os serviços realizados”. 

Além das calçadas, outro fator essencial para a mobilidade dos moradores, são as rampas de acessibilidade. Sancionada no ano 2000, a Lei de Acessibilidade Nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000, estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida. 

Por isso, neste mês, a Administração também trabalhou na construção de rampa de acessibilidade na SHCES quadra 1201, bloco D, que foi feita em parceria com os condôminos. E também recuperou a rampa no comércio da quadra 1205. Os serviços resultam em mais bem-estar para a população local. 

O cronograma para reforma de calçadas continuará durante todo o ano e será dada prioridade as demandas que são recebidas através da Ouvidoria. Os moradores que desejam solicitar os serviços, podem entrar em contato com o telefone 162 ou site www.ouv.df.gov.br.

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