O benefício será para trabalhadores informais, desempregados, MEIs e contribuintes individuais do INSS, de acordo com os requisitos estabelecidos
Foi liberado, nesta terça-feira (7), para milhares de trabalhadores informais não inscritos em programas sociais, o cadastramento no aplicativo da Caixa Econômica Federal para receber o “Auxílio Emergencial”.
O benefício, no valor de R$ 600,00, será pago por três meses, para até duas pessoas da mesma família. Para as famílias em que a mulher seja a única responsável pelas despesas da casa, o valor pago mensalmente será de R$1.200,00.
Quem estava no Cadastro Único até o dia 20/03, e que atenda as regras do Programa, receberá sem precisar se cadastrar no site da CAIXA. Para quem recebe a Bolsa Família, também poderá receber o Auxílio Emergencial, desde que seja mais vantajoso. Neste período, o Bolsa Família ficará suspenso.
As pessoas que não estavam no Cadastro Único até 20/03, mas que têm direito ao auxílio poderão se cadastrar no site auxilio.caixa.gov.br ou pelo APP CAIXA|Auxílio Emergencial. Depois de fazer o cadastro, a pessoa pode acompanhar se vai receber o auxílio emergencial, consultando no próprio site ou APP.
Para ter acesso ao auxílio emergencial, a pessoa deve cumprir, ao mesmo tempo, os seguintes requisitos:
O pagamento do auxílio será feito em até 48 horas, após a conclusão do cadastro. O benefício será depositado em contas poupança digitais, autorizadas recentemente pelo Conselho Monetário Nacional, e poderá ser transferido para qualquer conta bancária sem custos. Quem não tem conta em bancos poderá retirar o benefício em casas lotéricas.
Para consultar o cadastro, o Ministério da Cidadania disponibilizou o aplicativo para celular Meu CadÚnico, que está disponível para baixar nas lojas Android, Apple e no site do Ministério da Cidadania.
Clique aqui para baixar o aplicativo para celulares Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.caixa.auxilio
Clique aqui para baixar o aplicativo para iOS (celulares Apple): https://apps.apple.com/br/app/caixa-aux%C3%ADlio-emergencial/id1506494331
Passo a passo para cadastrar:
1. Clique no link: https://auxilio.caixa.gov.br
2. Clique em “Realize sua Solicitação” no canto superior direito e preencha seus dados: nome, CPF, data de nascimento e nome da mãe.
3. Leia e confirme se as opções que estão dentro das características exigidas pelo governo, são atendidas pela sua situação.
4.1- Caso já esteja cadastrado no CadUnico vai aparecer a mensagem: você está no cadastro único do governo federal. As condições de recebimento do auxílio emergencial serão avaliadas com os seus dados do Cadastro único. Aí é aguardar liberar o app.
4.2 – Caso não esteja cadastrado no CadUnico, vai abrir uma página para a inserção dos dados pessoais. Daí é só preencher tudo que for pedido e aguardar o processamento dos dados e análise.
Para mais informações, acesse: http://www.caixa.gov.br/auxilio
*Com informações da Caixa Econômica Federal e Agência Brasil
Administração Regional do Cruzeiro
Área Especial H Lote 08 Cruzeiro Velho – CEP: 70.640-680
BRASÍLIA - DF