09 de dezembro

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
18/11/14 às 12h32 - Atualizado em 13/11/18 às 8h42

Prêmio às Boas Práticas e Inovação em Bibliotecas Públicas

COMPARTILHAR

 

          O Ministério da Cultura promove o Prêmio Boas Práticas e Inovação em Bibliotecas Públicas. O objetivo deste edital é premiar e fomentar iniciativas reconhecidas como boas práticas ou inovadoras que venham sendo aplicadas em bibliotecas públicas (municipais e estaduais) a fim de promover ações em andamento voltadas para a qualificação dos serviços oferecidos e a sustentabilidade desses equipamentos culturais, bem como para a difusão e compartilhamento das metodologias e das iniciativas premiadas pelo Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP).

          O resultado foi publicado no Diário Oficial da União no dia 13 de novembro e foram selecionados 52 projetos, sendo que cada um receberá um prêmio no valor bruto de R$ 32.000,00 (trinta e dois mil reais).

          Pelo Distrito Federal a única biblioteca selecionada foi a Biblioteca Pública do Cruzeiro, cujo projeto Casa da Memória do Cruzeiro alcançou o segundo lugar entre os 52 selecionados, conquistando 99,25 pontos em 100 possíveis. A Casa da Memória é uma parceria da Administração Regional do Cruzeiro com o Arquivo Público do Distrito Federal sendo um espaço para pesquisa e produção sobre a história local, contando com um acervo de mais de 500 fotos digitalizadas e cedidas pelo Arquivo Público além de outras doadas pela comunidade, assim como recortes de jornais, plantas e mapas que mostram a formação da Região Administrativa.
A Casa da Memória do Cruzeiro foi criada em 27 de novembro de 2012 e é dirigida pelo Gerente de Cultura da Administração Regional Rafael Fernandes de Souza, pesquisador e professor de História. A parceria foi ampliada em 2013 com a participação do Canal E da Secretaria de Educação que está finalizando a produção de um vídeo-documentário sobre a história local a ser lançado durante a III Mostra de Vídeoarte do Cruzeiro, como parte das comemorações pelo aniversário de 55 anos do Cruzeiro.


          A III Mostra de Vídeoarte acontece dia 27 de novembro de 2014, às 19h30 no Auditório do Centro Cultural Rubem Valentim (Biblioteca Pública do Cruzeiro), com entrada franca.


Maiores informações:
Rafael Fernandes – 3345-0634 / 8484-7067


Fontes: Gerência de Cultura do Cruzeiro / Sistema Nacional de Biliotecas Públicas

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros